Esqueça os tons vivos e abertos que a Pantone escolheu como as cores dos últimos três anos. Os dias de verde-esmeralda, ‘tangerina tango’ e ‘orquídea radiante’ ficaram no passado. Para 2015, a maior autoridade em cores do mundo definiu um tom vermelho escuro, bem próximo do vinho e com um fundo terroso, como a cor-tendência dos próximos 12 meses. O nome escolhido – ‘Marsala’ – é perfeito. Faz referência a um tipo de vinho encorpado e fortificado da região da Sicília, na Itália.

“Este tom caloroso, mas elegante, é universalmente atraente e capaz de se traduzir facilmente na moda, na beleza, no design industrial, em artigos de decoração e interiores”, garante a diretora-executiva da Pantone, Leatrice Eiseman. Ao contrário do que diz a porta-voz do instituto, na prática, aplicar a ‘Marsala’ no décor não parece tão fácil assim, como já apontam as publicações especializadas.

Em primeiro lugar, o tom fechado traz um certo ar dramático ao ambiente e, como lembrou a revista americana ‘The Atlantic’, deixa uma vaga percepção de ‘sangue coagulado’. Para países de clima tipicamente tropical, como é o caso do Brasil, a nova cor ‘Marsala’ pode acabar pesando em meio ao nosso longo verão. Nas regiões de clima frio, com outono e inverno bem marcados, o tom tem mais chances de fazer sucesso.

Por outro lado, o vermelho denso e terroso da Pantone é extremamente sensual e sofisticado. Se o conceito de decoração for esse, então não há risco de erros. Outra forma de enxergar a cor é pelo olhar do romance. Sexy, a cor fechada é um convite à intimidade, ao contrário da extroversão dos tons abertos dos últimos anos. Abaixo, ensinamos três dicas para aderir à cor de 2015 já e sem medo:

1) Comece pelas cortinas, toalhas e tapetes

Com tecidos tradicionalmente mais encorpados, essas peças são perfeitas para experimentar a Marsala na decoração. Concentrada só nos detalhes, a cor contagia o ambiente com toques de sofisticação.

2) Adote o tom em ambientes mais intimistas

Quartos, salas de leitura e bibliotecas são os cantinhos preferidos das cores que inspiram intimidade. Aposte no vermelho terroso de 2015 em papéis de parede, móveis e roupas de cama para não errar.

3) Invista na mistura do rústico com o chique

Parede de tijolinhos e móveis de demolição combinados a louças, pratarias, taças e copos de cristal são a receita certa para uma sala de jantar que une o rústico ao elegante. A cor Marsala ficará um charme em sintonia com tons amadeirados e em cobre.

Por Pollyana de Moraes – GNT